Engenheiro dá aval para prédio da Febem receber presídio em que detentas terão de trabalhar

Deni Zolin

Engenheiro dá aval para prédio da Febem receber presídio em que detentas terão de trabalhar

Eduardo Ramos

Santa Maria deve passar a contar com um presídio feminino no modelo Apac, em que as detentas terão de trabalhar para manter o espaço e terão um tratamento humanizado, bem diferente do que ocorre nos presídios convencionais. Ontem, durante uma vistoria técnica, o imóvel da antiga Febem, na Rua Carlos Uhr, que será doado pela prefeitura, foi considerado adequado para receber a unidade da recuperação da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac). O engenheiro Roberto Donizetti de Carvalho, responsável técnico pela Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), entidade que presta apoio às Apacs em todo o país, veio de Minas Gerais para conhecer o prédio e avaliou que ele poderá sediar uma unidade de recuperação, após uma reforma necessária. Durante a visita, ele elogiou o fato de Santa Maria ter pessoas e autoridades preocupadas em investir numa Apac para garantir um maior índice de recuperação de detentos.

– A Apac tem sido uma revolução no sistema prisional. Nós temos um índice de recuperação de 90%. Nas cidades que têm Apac, a gente tem diminuído a criminalidade, tem diminuído a reincidência. Por isso, estamos muito felizes de estar aqui em Santa Maria e de trazer esse projeto aqui para a cidade. Eu sei que muita gente que está nos ouvindo vai ficar com a pulga atrás da orelha, pois o brasileiro é desconfiado. Mas eu gosto de usar uma frase do Mario Ottoboni (fundador do método Apac). “As coisas só tem significado quando a gente conhece”. Então, é importante que as pessoas conheçam o método da Apac antes de fazer um julgamento. Já estive com várias autoidades que não queriam saber da Apac. Mas depois, a gente foi conversando sobre o que realmente é uma Apac, e as pessoas falavam: “Desse jeito, eu quero para a minha cidade, porque eu sei que a cidade vai se beneficiar, que a comunidade vai se beneficiar, porque aqui os presos vão mudar de vida, vão poder trabalhar, se profissionalizar, acordar todo dia às 6h da manhã, para ir para a escola, para a padaria, para a marcenaria” – afirmou Carvalho, em entrevista ao colega Gilberto Ferreira.

A partir do aval da FBAC, advogados e outros voluntários que integram a Apac Santa Maria vão correr atrás de verbas para bancar a reforma do prédio da antiga Febem. Na semana que vem, deve ocorrer uma reunião com o Ministério Público para tentar verbas de fundos do MP para bancar as obras. Porém, doações de empresas, pessoas e entidades também serão bem-vindas.– Ele (Carvalho) ficou encantado com a estrutura do prédio, pois tem estrutura para mais um piso. Acredita que será possível acomodar mais de 10 detentas – afirmou a advogada Bianca Romero, 1ª secretária da Apac Santa Maria.

A intenção é iniciar a Apac com um número menor de detentas para poder testar e aprimorar o novo modelo. À medida que os resultados aparecerem, a ideia é aumentar o número de vagas. Nas Apacs, os detentos precisam cumprir regras rígidas e têm de voltar ao presídio convencional em caso de descumprimento. Porém, têm mais autonomia e tratamento adequado, pois a estrutura é melhor, parecendo-se com uma casa. Os presos precisam cuidar dos afazeres domésticos, além de estudar e trabalhar. Contam com acompanhamento espiritual, psicológico, jurídico e médico.– O trabalho é muito sério. Parabéns ao pessoal daqui, pois agregar pessoas nessa causa não é fácil. A causa dos presidiários não é fácil. Mas está no coração de Deus e palavra é forte, eu já estive preso e sei disso. Ninguém concorda com o crime, Deus detesta o crime, mas ama a pessoa, o ser humano, e através de nós vai ter a oportunidade de rever os seus defeitos – afirmou Carvalho.

Leia todos os colunistas

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Tentando lançar drogas e celulares para dentro da Pesm, adolescente é flagrado pilotando um drone de R$ 20 mil escondido em chiqueiro Anterior

Tentando lançar drogas e celulares para dentro da Pesm, adolescente é flagrado pilotando um drone de R$ 20 mil escondido em chiqueiro

Inter-SM recebe o Três Passos nesta quarta-feira pela terceira rodada da Copa FGF Próximo

Inter-SM recebe o Três Passos nesta quarta-feira pela terceira rodada da Copa FGF

Geral